terça-feira, 21 de abril de 2009

Alteração constante da composição técnica do capital promove alterações na composição orgânica.

A composição técnica do capital é a relação entre capital constante e capital variável em termos de valor-de-uso. É uma massa de meios de produção relacionada com a quantidade de força de trabalho necessária para colocar os meios de produção em ação. A composição técnica se altera devido ao progresso da tecnologia, cujo objetivo é a obtenção de lucros extras no mercado. E o que verificamos é a tendência de constante elevação da composição orgânica do capital, devido ao aumento da produtividade do trabalho. Cada vez mais é necessária uma quantidade menor de trabalhadores para operar uma quantidade maior de máquinas e equipamentos.
O capitalista ao fazer um pacote de investimentos já terá determinado na máquina a quantidade de trabalhadores que serão necessários para operá-la, eliminando os trabalhadores que sobraram. Dependendo da indústria os trabalhadores podem ser mais ou menos qualificados, depende do tipo de máquina que irão operar. Algumas exigem apenas movimentos mecânicos dos trabalhadores, que qualquer trabalhador com um treinamento mínimo pode fazer, outras exigem trabalhadores extremamente qualificados.
Cada vez mais trabalhadores são expulsos do processo de produção aumentando ainda mais o exército industrial de reserva (força de trabalho desempregada) ou superpopulação relativa (população supérflua às necessidades do capital). Esse é um conceito extremamente importante para se compreender a lei geral da acumulação capitalista.
Produzir mais-valia é a lei absoluta do modo capitalista de produção e para tentar extrair cada vez mais, é necessário introduzir novas tecnologias no processo de produção com o objetivo de obter lucros extras ou mais-valia extraordinária. Isso promove o progresso tecnológico que altera a composição orgânica do capital (capital constante e variável do ponto de vista do valor), alterando a produtividade social do trabalho.
A super-população relativa vai servir de condição fundamental ao sistema econômico capitalista, porque ela tem como função fazer com que os salários da população ativa, caiam em virtude da grande quantidade de força de trabalho ofertada no mercado. Reduzindo também o poder de barganha dos sindicatos, pois sempre que o capitalista quiser expandir seu processo de produção, ele irá encontrar trabalhadores disponíveis no mercado.

Um comentário:

  1. O texto é muito interessante e me serviu muito, pois estou lendo o Capital de Marx, e procuro textos auxiliares para complementar minhas idéias.

    ResponderExcluir