quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

A verdade é a única revolução


Os mesmos que poluem são os que se apresentam atualmente como os salvadores do planeta.são os imbecis da indústria do espetáculo,patrocinados pelas firmas multinacionais, que tentam nos convencer que uma simples mudança em nossos hábitos bastará para salvar o planeta do desastre. E enquanto nos culpam, continuam contaminando sem parar, o meio-ambiente e nosso espírito.Essas pobres teses falsamente ecológicas são repetidas por todos os politicos corruptos que necessitam de slogans publicitários, mas que evitam propor uma mudança radical no sistema de produção.Trata-se, como sempre, de mudar alguns detalhes para que o essencial siga o mesmo.

*Do documentário "A servidão moderna".

3 comentários:

  1. Isso seria uma visão de mais um estudante 'comunista'de economia da UFPB?
    "a culpa é do mega império capitalista' ou dos 'políticos corruptos' ou nossa?

    Claro que medidas como essas usadas em propagandas são só parar as empresas falarem que "fazem sua parte", mas nem assim nós, a população, cooperamos.

    O capitalismo se desenvolve através da produção e do seu respectivo consumo.
    A indústria produz, nós consumimos.

    O problema não está somente em a indústria não fazer a parte dela, e sim, mais ainda em nós não fazermos a nossa parte.

    Muitos estudantes de Economia da UFPB tem uma tara por ideais e mais ideais, culpando Deus e o Mundo, mas quando se formam, viram professores daquela joça, onde vão passar o resto da vida falando sobre MARX ou sobre o professor Nelson Rosa.

    Se formam para deixarem de ser economistas e virarem professores de blá blá blá.
    O únicos livros publicados pelo Professor de Economia da UFPB, Alexandre Lyra, tratam de reflexões do homem consigo mesmo, obra de ficção.

    Das discussões em forúns de economia que participei, pude ter uma visão mais ampla das coisas. Principalmente evitar a doutrinação de só uma visão, como você certamente já sabe.

    Grande Abraço.
    Alberto Bruno, Estudante de Economia UFPB
    Almejando a Presidência do CAJE

    ResponderExcluir
  2. Obg pelo seu comentário Alberto!
    Respondendo a sua pergunta, isso não é mais uma visão comunista de um estudante de economia! Até mesmo pq estudantes comunistas não existem no respectivo curso.E essa propaganda perjorativa sobre comunistas é típico de um sistema que ainda teme q alguma alternativa ao capitalismo poderá um dia derrotá-lo...Existem sim, alunos que não compactuam da teoria dominante neoclassica que se apodera aos poucos de todo aquele centro. Tenho uma tendencia de pensamento Marxista, cuja visão dos problemas é na sua essencia e nao na aparencia. E qual a essencia das coisas no capitalismo?produzir, vender e lucrar. Se vc acha que comprar sacolinha ecológica para ir às compras vai ajudar a "salvar" o mundo então boa sorte p/vc em ajudar as empresas a "fazerem sua parte" e continuarem poluindo "saudavelmente". É isso que elas querem, jogar a culpa em nós e não no seu processo produtivo.
    Qual a sua visão ideal de um professor dessa joça de teoria Marxiana? deve levar um megafone e gritar para todos: "estudantes uni-vos"? Creio que os tempos são outros e que o necessário agora é difundir as idéias marginalizadas dessa teoria para o maior número de alunos que não compactuam da simples idéia de "rodar" modelos economicos em salas de aulas ou se tornar um simples operador do sistema. Os professores de blá blá blá não são economistas pq não usam em sala de aula de concorrencia perfeita, bolsa de valores, pleno emprego, emprego efetivo etc? Então quem esta tendo uma visão Ortodoxa é vc.
    Se almejas a presidência da CAJE desejo boa sorte a vc, a empresa jr de economia está aos poucos se reestruturando. Não deixe de participar dos editais de convocação p/ se tornar membro e assim poder concorrer nas votações internas para presidente.
    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Me surpreende o mesmo termo "comunista" ser o pejorativo, pois é o monstro barbudo comedor de criancinhas, vamos fundamentar qualquer crítica, ou não falemos. A produção capitalista por si só gera deterioração da natureza, acho que os últimos cinco séculos já nos comprovaram isto, de forma irrefutável. As mudanças que são proposta são periféricas, e ainda só são efetuadas se convier às empresas, claro, como a saída das sacolas plásticas dos supermercados, pois assim eles terão diminuição de custos. Existe uma lógica bastante objetiva no nosso modo de produção, a tal ponto que nem sei se dá pra argumentar contra.

    ResponderExcluir