domingo, 19 de julho de 2009

Indústria têxtil sofre queda nos lucros


A indústria têxtil chinesa anunciou um declínio nos lucros no período de janeiro a novembro de 2008, como resultado da contração da demanda no mercado internacional. Empresas têxteis chineses registraram lucro de 104.200 milhões de iuanes (cerca de US$ 15 milhões) nos primeiros 11 meses de 2008, representando uma queda de 1,77% durante o mesmo período de 2007, de acordo com fontes do Bureau Nacional Estatísticas (NBS).
"Esta é a primeira vez que a indústria têxtil do país registrou um declínio nos últimos dez anos", disse Wang Qianjin, editor-chefe do site.
No Brasil a crise internacional também afetou a indústria têxtil, mas especificamente o setor algodoeiro, que sofreu uma redução de 23% na área plantada este ano e vai perder cerca de 400 mil toneladas na produção em relação a 2008.
– Pelo menos metade dessa redução é em função da crise e a outra metade em função da queda da produção brasileira – disse a jornalistas o presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), Haroldo Cunha.

Frente a essas duas notícias relacionadas com a atual crise mundial e suas consequências sobre as industrias têxtil de algodão, está o fato de que esse tipo de indústria é a segunda que mais polui o nosso planeta, perde apenas para a indústria de celulose. O fato mais lastimável que ninguém sabe é que chega-se a se usar o "agente laranja", poderoso herbicida e desfolhante usado em grandes quantidades durante a Guerra do Vietnã, para se facilitar a coleta do algodão. Em contato com esse herbicida, injetado no ar, o algodão simplesmente cai no solo sem precisar colhe-lo manualmente da planta. Logo após vem uma máquina e através de sucção vai coletando todos que se encontram no solo.
Portanto não é preciso nem dizer o quanto que pessoas que moram perto de zonas de colheitas de algodão estão sujeitas a gravíssimo perigo de vida. A indústria têxtil, pela sua alta capacidade de devastação da natureza fará com que, no futuro, roupas feitas de algodão sejam bens de luxo, nao estando assim acessível à maioria da população.

O agente laranja contém um dos mais fortes venenos existentes, uma variação da dioxina chamada TCCD. Após desfolhar a floresta, a dioxina espalha sua toxina pela cadeia alimentar - o que tem gerado vários defeitos de nascença, nos vietnamitas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário