sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Mais-valia - Processo de produção - Kc e Kv

Relação entre a mais-valia e os processos de produção e circulação.

Com a integração da circulação e da produção a mais-valia é dissimulada, pois o excedente do valor da mercadoria sobre o preço de custo, embora se origine na esfera da produção, só se realiza no processo de circulação. Isso porque em meio à concorrência no mercado real, depende das condições deste a possibilidade de realizar-se e o grau em que se realiza em dinheiro esse excedente. A mais-valia realizada com a venda da mercadoria assume para o capitalista a aparência de excesso do preço de venda sobre o valor, ao invés de ser o excesso do valor sobre o preço de custo. Desse modo a mais-valia, ao invés de realizar-se em dinheiro com a venda da mercadoria que a contém origina-se da própria venda.

Relação do capital constante e variável com o valor do produto.

Em relação ao valor do produto, a variação da magnitude do valor, do capital constante aumenta ou diminui de acordo com a magnitude absoluta do valor do capital constante. Isso porque esse próprio capital desembolsado transfere o próprio valor ao produto.

Já em relação ao capital variável, uma variação da magnitude do seu valor, em nada muda o valor mercadoria, pois em nada altera a magnitude absoluta do valor novo criado pela F.T em ação. Influi apenas nas duas partes do valor novo (mais-valia e preço de custo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário