sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Capital Comercial

O capital comercial participa indiretamente da produção de mais-valia, pois abrevia o centro de circulação do capital industrial e, portanto o do capital social, aumentando a sua rotação, ou seja, a taxa de lucro. Ele liberta capital para a produção, amplia o mercado e a divisão do trabalho contribuindo para o aumento da produtividade. Mas isso se o investimento em capital comercial for menor do que o gasto de vendas dos capitais industriais somados, se verificado o contrário, não haveria vantagem e razão para a sua existência. Atualmente todas as técnicas de gestão estão voltadas para o aumento da velocidade de rotação do capital, pois assim consegue-se, sem mudar o pacote de investimentos ou tecnologias, aumentar a massa de mais-valia, ou seja, a taxa de lucro.
Inicialmente o capitalista comerciante para comprar a produção tem que ter capital próprio para comprar e vender, além daquele que é investido para se montar o escritório, é o denominado capital para transações; não é nem capital variável nem capital constante, pois não entra em nenhum processo produtivo, ele é dinheiro e vai manter-se o tempo todo nessa forma, não se materializando em nada, nem em salários nem em máquinas e equipamentos, é dinheiro que sai do banco e volta para o banco.

Com a distribuição da mais-valia através do lucro médio, os capitalistas comerciais vão ter direito a uma parte e os industriais à outra.

Somatório das mais-valias/Somatorio dos investimentos = Taxa de lucro médio (da sociedade)

O mecanismo utilizado pelo comércio é o das taxas de desconto que os comerciantes ganham para vender, o comerciante pode receber descontos sem que o industrial esteja perdendo dinheiro, pois ele vai entregar uma parte da mais-valia dele em troca do aumento da velocidade de rotação de seu capital. Então a existência do capital comercial aumenta a rotação do capital industrial, mas não altera o investimento, há apenas o aumento do seu faturamento (em algumas exceções pode diminuí-lo).
Se o volume de capitalistas comerciantes aumenta em demasia na sociedade, engolindo uma quantidade de mais-valia grande demais, sem correspondente resultado de aumentar a velocidade de rotação, o capitalista industrial simplesmente baixa a taxa de investimento e assim eliminam-se os comerciantes mais incompetentes. Cada vez mais na passagem M’- D’ precisa-se menos de revendedor, historicamente o capital comercial esta com os seus dias contados. Assim o volume de capital comercial que existe na sociedade é rigorosamente controlado pelo capital industrial, no momento em que esse começa a prejudicar a indústria os capitalistas industriais acabam com eles, esse é um fenômeno permanente no modo capitalista de produção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário