sexta-feira, 21 de agosto de 2009

É o valor que se manifesta idealmente nos preços de produção de mercado

A realidade é dúplice em seu conteúdo, o material e o ideal, um está fora e o outro dentro do cérebro humano. O preço pelo qual o capitalista vai vender seu produto é ideal (está na cabeça dele) podendo não vendê-lo em função da teoria da concorrência, na sociedade capitalista os valores se expressam pelo P.P.I.
O capitalista vai ao mercado e compra máquinas pelo preço de mercado, o que representa o m’ de outra empresa anterior. Se essas máquinas e equipamentos são vendidos há um preço de mercado, entram nos custos desta empresa.
“sempre a parte de lucro de uma empresa entra como preço de custo de outra empresa. Ad infinitum.”
Há uma transformação qualitativa, um capitalista paga e aparecerá na sociedade um valor que não existia antes: o M’.
Partes de mais-valia são cristalizadas na sociedade em produtos, vão entrar na composição do preço dos agentes. O mercado é a materialização do preço de produção de mercado (preço ideal).
Se a oferta for igual à procura os preços de mercado serão iguais aos preços de produção de mercado, se houver desequilíbrio os preços de mercado vão girar em torno do preço de produção de mercado, influenciados ora pelas empresas que trabalham nas melhores condições e ora pelas empresas que trabalham nas piores condições. E é essa concorrência que vai fazer com que o capitalismo se apure, as empresas mais incompetentes serão eliminadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário