quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

"Milagre brasileiro" nos anos 70?

Diferentemente do que defende a teoria marxista, a maioria dos autores atribui à expansão do início dos anos 70 às políticas econômicas adotadas na época. Contudo este período de crescimento, que se seguiu à crise dos anos 60, vem apenas confirmar a trajetória do ciclo econômico: de reanimação e auge. Estas fases apresentaram-se com grandes taxas de crescimento do produto industrial gerando a ilusão de que as medidas de política econômica eram as responsáveis pela expansão.
O papel das políticas econômicas por vezes é criar essa ilusão, pois suas medidas podem causar efeitos anticíclicos (atenuando fases de crise e depressão) ou expansionistas, estimulando auges elevados. A ação governamental na economia tornou-se tão comum que a maioria dos autores atribuem as fases de expansão e crise aos acertos e falhas das políticas econômicas do governo.Tais afirmações baseiam-se portanto nas observação da aparência, independentes das medidas adotadas, a economia seguiria o seu movimento com as fases de crise, depressão, reanimação e auge.As medidas econômicas adotadas não criaram o milagre econômico, a economia já encontrava-se saneada pela crise ocorrida em meados dos anos 60 e portanto preparada para desenvolver um novo período de ascensão.

Um comentário:

  1. É cara, se eles sobem demais a montanha a descida vai ser mais feia ainda... hehe... aí em 81 até 83 ainda pagavam o preço por combater o grande chefe do equilíbrio (a crise)... kkkk... pow os textos das provas, é bom q tú escreve e aprende... porisso foi melhor na teceira prova! hehe

    ResponderExcluir