sexta-feira, 1 de maio de 2009

Grandes Pensadores: John Maynard Keynes


Com Keynes o foco dos estudos em economia desloca-se da esfera microeconômica para a macroeconômica, ou seja, para a explicação do que determina o nível agregado de produto e de renda no curto prazo. Uma das questões importantes que Keynes destaca é que o comportamento do todo pode ser diferente do que é planejado pelos agentes econômicos, agindo separadamente e na ignorância sobre as decisões dos demais. Assim sua teoria em contraposição a outras correntes de pensamento em economia, define a determinação do nível de renda e produto no curto prazo como o objeto de estudo da macroeconomia. Essa preocupação se coloca porque forças de mercado atuando livremente não garantem necessariamente que a economia alcance o nível de produto de pleno emprego da força de trabalho. O produto gerado em uma economia de mercado em um período de tempo, segundo essa visão, é determinado pela demanda efetiva, ou seja, o quanto os agentes econômicos estão dispostos a gastar em determinado período.
Keynes desenvolveu sua teoria voltada para explicar como a economia pode operar abaixo do pleno emprego por períodos sucessivos de tempo. Em seu modelo teórico, os agentes tomam decisões com base em expectativas, sem que haja qualquer mecanismo que garanta que o que foi planejado será o realizado. O volume de emprego ofertado em determinado momento é resultado de expectativas de venda dos empresários, que ajustam sua produção e, consequentemente, a oferta de emprego, conforme percebem os sinais do mercado.
No sistema contábil de inspiração keynesiana, a produção visa ao mercado e é entendida como um processo que se desdobra no tempo, conduzido por empresas. Dessa forma, a mensuração do produto agregado considera que a geração de bens e serviços está relacionada com a geração de renda que decorre durante o processo de produção, tornando os fluxos de produção e renda, medidos num mesmo período, iguais. A produção gerada tem como destino o mercado, em que os bens e serviços são demandados para consumo final ao longo do tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário