sábado, 11 de abril de 2009

Envenenamento ideológico

Para que o sistema sobreviva é necessário que a relação sagrada de trabalho assalariado, e consequentemente a relação de propriedade privada dos meios de produção, se mantenham. O sistema tem que zelar para que essas duas relações sejam preservadas, daí por que o trabalhador tem que ganhar o salário dele, mas nunca poder tornar-se capitalista. O salário, por vezes, pode até ser alto, mas ao ponto tal que não se transforme em um capitalista, pois se os trabalhadores começarem a se tornar capitalistas o sistema se acaba, você pode imaginar o capitalismo apenas com capitalistas e sem trabalhadores? Não dá.
Portanto, o sistema tem que preservar suas relações de produção, e no caso do capitalismo, tanto o trabalho assalariado quanto a propriedade privada dos meios de produção, daí por que essa propriedade é considerada como sagrada e eles (os capitalistas) batalham tanto e ficam desesperados toda vez que há um abalo. Ao se falar em expropriar a terra para fazer reforma agrária, todos os capitalistas se desesperam, pois, pensam eles, se expropriam as terras hoje, amanhã vão querer expropriar a minha fábrica. Saltarão em bloco em defesa do sagrado princípio da propriedade privada e essa defesa é tão violenta, essa força ideológica é tão grande que ela entra na cabeça até da gente, que somos trabalhadores assalariados, ou seja, são contaminadas mesmo as pessoas que não tem nada com aquilo. Não é difícil encontrar opiniões contrárias a reforma agrária, dos próprios trabalhadores, a exemplo: "- Não! eu sou contra, bando de vagabundos, malandros, tão tomando a propriedade dos outros...". Os assalariados saem em defesa dos capitalistas. porque eles já foram envenenados pela ideologia da classe dominante. Se você não possui terra ou não esta ganhando dinheiro pra defender os donos de terra, você é um idiota que fica defendendo de graça o interesse dos outros. Esse é o caso do envenenamento ideológico, passa-se a assumir a postura de um cidadão de outra classe que não tem nada a ver com a sua, e o pior é que o sistema preserva isso!
Quem é trabalhador assalariado prepare-se para ser o resto da vida, pois o sistema vai fazer o que pode para impedir você de mudar de categoria, um exemplo disso é o salário tabelado de todas as profissões, não há expectativas de quanto alguém vai ganhar, está tudo pré-determinado, todo mundo tem um preço. Dinheiro "molhado" não enriquece ninguém (dinheiro suado fruto da venda de sua força de trabalho). Seguindo somente a tabela de valor dos salários ninguém vai passar a ser capitalista jamais.
Mas há exceções, e a TV globo adora mostrar isso (até mesmo porque faz parte da luta ideológica), através do programa "Pequenas Empresas Grandes Negócios" é mostrado uma Dona Maria que juntou o seu dinheiro comprou uma máquina e iniciou uma produção caseira e se deu bem... Pura ilusão, não é bem assim. O programa deveria chamar-se "Pequenas Empresas Grandes Desastres", pois 90% das pequenas empresas vão à falência, mas isso nunca a televisão irá mostrar, pois é preciso manter a ilusão - siga o exemplo da Dona Maria que você se tornará capitalista também... Enquanto engolimos essa ilusão ficamos confortavelmente esperando ser capitalista ou acertar na loteria (o que é bem mais fácil). Por vezes o empreendedorismo pode ser de um cinismo grotesco, a exemplo do SEBRAE que é o órgão mais mistificador que existe, é pago para enfiar nas cabeças das pessoas que o sistema é ótimo e você pode tornar-se empresário é só uma questão de competência pessoal.
Não Tornar-se capitalista não é sinal de incompetência e frustração é sinal de esmagamento pelas forças do sistema que tendem a sua eterna reprodução.

Christiano Souto
*pequeno texto produzido por mim, tendo como inspiração as aulas de Economia políticaII do professor Nelson Rosas.

Um comentário:

  1. Isso é parcialmente verdade, mas vale salientar que por mais selvagem que seja o sistema capitalista, sempre há um indivíduo sem as mínimas condições que saem da condição de proletariado e se inseri na vida burguesa, e já estamos cansados de ver exemplos de pessoas a cada dia saindo dessa situação, não fruto de uma sorte mais sim de trabalho e esperteza, já que " o mercado é uma gurra".

    ResponderExcluir