segunda-feira, 13 de abril de 2009

Produzir mais-valia segundo Marx é a lei absoluta do Modo Capitalista de Produção.

Marx em “O Capital” trata do processo de produzir mais-valia, o Capitalista investe na compra de duas mercadorias: força de trabalho e meios de produção. Ao final do processo de produção aparece o problema que obscurece, impede de certa forma, a observação da valorização do capital. Porque aparentemente a mais-valia, está sendo originada por todo o capital investido pelo capitalista (por todos os fatores subjetivos e objetivos). Apenas na análise do processo de produção é que podemos perceber que a mais valia está sendo originada por uma única parte do capital que é o capital variável. Só que como essa mais-valia vai reaparecer juntamente com o montante inicialmente investido, dá a entender que foi todo o capital que produziu o excedente econômico, o que é falso. O elemento responsável é a força de trabalho que transfere o valor das máquinas e equipamentos para o produto à medida que cria um valor novo no processo de produção ao acrescentar uma quantidade maior de trabalho.
O processo de produzir mais-valia é ao mesmo tempo o processo de produzir produtos. Tanto o valor transferido quanto o valor novo criado no processo de produção ao final vão estar materializados numa determinada mercadoria. Então produzir mercadoria é uma condição material para a produção da mais-valia. Sem a produção de produtos não se pode produzir mais-valia. Porque a mercadoria o valor-de-uso é o suporte material do valor (é necessário a materialidade para corporificar mais valor). Então o processo de produzir produtos é simultaneamente o processo de produzir mais-valia.
Para se produzir produtos é necessário comprar maquinas/equipamentos e força de trabalho, mas no modo capitalista de produção só se compra essas mercadorias e só se produz produtos se também se produz mais-valia. Isso é o que diferencia o modo capitalista de produção dos modos de produção anteriores (só se produz produtos quando se produz mais-valia). A mais-valia é o conteúdo do lucro, o que vemos no mercado sob a forma de lucro é a forma transmutada da mais-valia. A mais-valia é o conteúdo que assume diversas formas no mercado, lucros, juros, alugueis, rendimentos, títulos etc. Tudo isso são formas de remuneração do capital que tem como único conteúdo a mais-valia gerada no processo de produção.
No momento em que não se produz o excedente econômico a produção pára (Isso é a condição fundamental sem a qual não há processo de produção). É necessário atender as necessidades sociais, mas essas necessidades só são atendidas quando a produção de mercadoria está se dando simultaneamente com a produção de mais-valia. Se a mais-valia deixou de ser produzida, se a empresa ao invés de lucrar está tendo prejuízo a produção pára, demiti-se empregados, reduz-se a atividade produtiva ou fecha-se a fábrica e não interessa-se a atividade ou razão social da empresa. Pois na contabilidade e na administração a empresa tem uma razão social, tem um fim social de ser que é a produção de mercadorias que atendem as necessidades coletivas, mas isso é secundário, pois a produção só ocorre quando existe também produção de lucro. Se cessar a produção de lucro, registrando prejuízo no balanço da
empresa, ela pára a atividade não importando se o que se estava produzindo era alimentos que serviam p/satisfazer as necessidades sociais da maioria da população .

Nenhum comentário:

Postar um comentário